Fontenele Publicações / 11 95150-3481 / 11  95150-4383 Educação - NARRATIVAS DE USOS PEDAGÓGICOS DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO MÉDIO

O trabalho intitulado “Narrativas de usos pedagógicos de ferramentas tecnológicas na docência do Ensino Médio” tem como objetivo conhecer e mapear as experiências de professores do Ensino Médio que integram em sua prática pedagógica recursos tecnológicos através de suas narrativas, os quais atuam em escolas públicas da região de São Paulo. Sendo assim, a prática pedagógica com o uso de tecnologia se faz presente na docência do professor de ensino médio, transformando-o em agente mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa se concentra na experiência dos professores que utilizam a tecnologia como ferramenta de sua prática mediante a investigação narrativa, a qual os autores Connely e Claudinin elucidam em sua obra. São ressaltados alguns autores durante a pesquisa exploratória e documental, como Moran, Lévy, Perrenoud, Tardif, conceituando a atuação do professor em Freire e Zabala, mediando sua prática com a tecnologia, levando a resultados que propiciam um ensino adequado à aprendizagem. Os instrumentos investigativos da pesquisa adotados na pesquisa foram: entrevista semiestruturada, conversas informais com os professores, registro dos participantes nos fóruns do Portal educacional e reuniões pedagógicas com a coordenadora do Portal educacional. O processo organizativo da análise das narrativas dos docentes se realizou por categorias tais como: organização do conteúdo pelos professores, uso do Portal educacional e interdisciplinaridade. Nas narrativas dos meus participantes da pesquisa pude perceber que o trabalho na comunidade virtual baseou-se em três pontos fundamentais: produção, troca de informações e apresentação de resultados. De acordo com os relatos apresentados pelos entrevistados, conclui-se que o trabalho desenvolvido pelos professores é bastante rico e contribui para a troca de experiências entre docentes pesquisadores da rede que diferenciam suas aulas através do uso de tecnologia por meio do Portal educacional. Destaco também como diferencial na pesquisa, as escolhas de algumas ferramentas pelos docentes com o uso do Portal.

  • Informações Sobre o Livro


    Peso: 0.230 kg
    Dimensões: 14 × 21 × 0.9 cm
    Autora: Vivian Aparecida Vetorazzi Saragioto
    Páginas: 156
    ISBN: 978-85-9585-277-8

Escolha e compre direto na sua loja preferida.

Clique no link que desejar abaixo para ser redirecionado direto para a loja.