Dicas para escrever um bom romance

Para publicar um livro de romance, não existe receita mágica, mas algumas dicas podem ajudar. Trata-se de um método de experimentação e disposição ao erro, e estar preparado para um recomeço sempre que for preciso. Ter em mente que escrever um bom romance exige tempo e paciência. 

A leitura de bons romancistas ajuda!

Honoré de Balzac nasceu em Tours, na França em 20 de maio de 1799 e morreu em Paris em 18 de agosto de 1850. É um exemplo de grande romancista e é considerado o fundador do Realismo na literatura moderna, sua leitura é quase obrigatória para formação de um romancista.

Confira dicas para escrever um bom romance

A primeira questão a ser investigada é: que tipo de romance gostaria de escrever? — o que incluirá a busca por uma temática pela qual tenha identificação. Encontrando-a, é preciso foco em buscar todas as informações possíveis que a envolva. Busque sempre referências em outros romances.

Para muitos escritores, escrever um bom romance envolve sofrimento, pois sua construção se dá a partir de um processo lento e desgastante. Por isso, para uma boa história é preciso ter paciência e resistência para não parar pela metade.

Não se cria do nada

O escritor deve observar os aspectos que envolvem sua realidade, depois da publicação de um livro, este detalhe pode fazer toda a diferença. É importante buscar uma conexão com o leitor. Conheça seu cotidiano, suas emoções e suas histórias. Use fatos pessoais. Seja pelo aspecto histórico, cultural ou em histórias pessoais, mesmo na ficção, preserve um fundo de verdade. Nenhuma história se cria partindo do nada.

É necessário observar ainda que vivemos em um mundo dinâmico, em que descrições extensas e minuciosas podem tornar-se um ponto negativo. Por vezes, a demora em descrever um personagem ou um cenário pode fazer o leitor perder o interesse no restante da história. Portanto, evite os parágrafos gigantescos sobre algo que não irá influenciar na narrativa. E lembre-se: Não queira escrever tudo perfeitamente, de uma só vez. Trace um plano, escreva como vier à mente, divida as cenas. A edição e o acabamento são preocupações posteriores.


Compartilhe para seus amigos.