Fontenele Publicações / 11 95150-3481 / 11  95150-4383 Jornalismo - O AUTOMÓVEL E SEUS SENTIDOS MUTANTES

Criado no final do século XIX, o automóvel revolucionou a economia, 
as cidades e os modos de viver e representou, como nenhuma 
outra, o que Marx chamou de “fetichismo da mercadoria”: mais do 
que carroceria e motor sobre rodas, firmou-se como um signo de 
velocidade, liberdade e potência. Barthes referiu-se ao automóvel 
como “a catedral do século XX”. Agora, na terceira década do século 
XXI, vive uma crise: é visto como excesso da vida urbana, levando 
grande parte da culpa pela degradação do ambiente. Este livro 
utiliza os mapas comunicacionais de Martín-Barbero para mostrar 
como os conceitos de temporalidade, espacialidade, mobilidade 
e fluxos se modificaram na cultura popular para acompanhar 120 
anos de história desse signo. Nesse percurso, empreende-se uma 
análise crítica do jornalismo automotivo (especializado em carros) 
como legitimador de uma indústria de desejos e busca examinar 
o futuro dessa imprensa – plano discursivo a partir do qual os 
sentidos mutantes do automóvel são aqui relatados. O mundo 
líquido e repleto de incertezas em Bauman é o ponto de partida e 
o mundo metamorfoseado em Beck é o ponto de chegada deste 
livro. Na conclusão, o autor aponta que a indústria automobilística 
vai insistir na ideia de que o automóvel é um aliado da liberdade 
humana – agora elétrico, conectado, autônomo e compartilhado. 
Porém, a sociedade que emerge da urgência climática amplia 
o conceito de mobilidade, e o automóvel torna-se apenas um 
elemento dentro de um novo ecossistema.

  • Informações Sobre o Livro


    Autor: Sergio Quintanilha

    Páginas: 324
    Formato: 16 x 23 cm
    ISBN: 978-65-5871-590-0
    Ano de publicação: 2024

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